Receitas para a Bimby: Bolo Rainha

Ingredientes:
400 g de farinha com fermento
100 g de miolo de noz

150 g de miolo de amêndoa
100 g de pinhões
120 g de açúcar
120 g de leite meio gordo
100 g de manteiga à temperatura ambiente
20 g de sumo de laranja
3 gemas + 1 ovo batido
1 cubo de fermento de padeiro
Casca de 1 laranja pequena
Casca de 1 limão
Açúcar em pó para polvilhar
Farinha para polvilhar
Papel vegetal

Preparação:
Deite o açúcar no copo do robot e ligue na velocidade 7 durante 20 segundos, até ficar em pó. Junte as cascas da laranja e de limão e ligue 10 segundos na velocidade 5. Adicione o leite e a manteiga e programe a 37°C (40°C na My-cook), durante 30 segundos, na velocidade 5. De seguida ligue na velocidade 9 mais 30 segundos.

Junte as gemas, o fermento, o sumo de laranja e metade da farinha e programe agora na velocidade 3 durante 30 segundos. Adicione a restante farinha e ligue mais 30 segundos, agora na velocidade 9. Programe depois na velocidade especial para massas durante 3 minutos e, se verificar que a massa se pega aos dedos, acrescente mais um pouco de farinha. Deixe a massa levedar e quando chegar à tampa do copo, retire a tampa para que a massa baixe de volume. Volte a tapar, ligue 10 segundos na velocidade 8 e, de seguida, programe 1 minuto na velocidade especial para massas.

Polvilhe a bancada com farinha, deite-lhe a massa, estenda-a um pouco como vê na foto e distribua por cima as nozes, as amêndoas e os pinhões, reservando alguns para decorar. Una as pontas de modo a fazer uma argola, decore com os frutos secos que reservou e pincele com o ovo batido. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de 20 minutos ou até ficar bem cozido. Retire e sirva polvilhado com açúcar em pó.


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...